quarta-feira, 13 de outubro de 2010

“ A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples”
 (Oscar Niemeyer)

Bem vindos colegas!!!

Com o objetivo  de desenvolver uma formação contínua a respeito das manifestações dos diferentes estilos e períodos, percebendo a transformação do tempo, este blog vai compartilhar e ensinar um pouco sobre a história da arquitetura. Contamos com o apoio e a colaboração de todos para que este livro da arquitetura tenha cada dia mais e mais páginas escritas.

Leiam, opinem, perguntem. Divirtam-se!!!

Para começar nessa busca por mais conhecimento histórico e arquitetônico iremos conhecer algumas manifestações de diferentes estilos que podem se projetar na atualidade de forma adequada, contextualizada e crítica.
Os movimentos que serão comentados nesse blog estão compreendidos entre o período de 1750 e 1900. Dentro desse tempo o marco desses acontecimentos foi a Revolução Francesa e a Industrial.
Antes a arquitetura era voltada para a Religião, agora nesse período veremos que isso mudou. Nas artes os iluministas começam a representar à exaltação da razão, o cotidiano das pessoas, a arte inspirada na natureza retratando o ideal da cidade e não o real.
Começa o anarquismo, a tentativa de implantar o socialismo e novos materiais e técnicas construtivas, como o aço e o vidro...
Como isso tudo tem muita importância para a historia da Arquitetura, estaremos comentando e explicando sobre alguns movimentos que se desenvolveram dentro dessa época.

8 comentários: