terça-feira, 12 de outubro de 2010







ART NOUVEAU
Após o movimento Arts and Crafts surgiu  na Europa entre 1890 e 1910 o Art Nouveau ou arte nova, arte nova, pois no movimento antecedente eles não se preocupavam com a estética, só com a funcionalidade, ai então veio a Art nouveau e mudou isso. O movimento recebeu nomes diferentes nos diversos países onde se manifestou.
A Art Nouveau um estilo estético essencialmente de designe e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas.
Os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida também teve grande influência.
Na arquitetura é um estilo inovador, que explora novos materiais como vidro e metal, é um etilo floreado, onde se destacam as formas orgânicas, femininas, valorização do artesanato, riqueza de detalhes e destaca se também nos mobiliários, na arquitetura de interiores.
O Art Nouveau continua tendo a sua influência nos tempos atuais. Podemos perceber isso na moda, na arquitetura, na publicidade, no design e demais áreas ligadas as artes.



Arquitetura de interiores...
A arquitetura de interiores busca nos moveis e decoração a restauração de antiguidade, que são detalhadas com curvas que embelezam ainda mais o ambiente.


Arquitetura...
Esse edifício tem influências em formas orgânicas se comparando com uma flor cheio de curvas, e o Art Nouveau também.


Moda e designe...
Nota-se que essa imagem esta carregada de detalhes em curvas, flores, plantas, que se compara com o Art Nouveau a influencia nas formas orgânicas.

Propaganda...
Notamos que o produto esta bem pequeno no canto da imagem, e o restante com detalhes em curvas e cores que embelezam a imagem, cativando o consumidor. No Art Nouveau a influência com flores e curvas era uma característica marcante.



8 comentários:

  1. É LEGAL COMO A ART NOUVEAU AINDA ESTA PRESENTE NOS DIAS DE HOJE, ELA NÃO ACABOU QUANDO SE INICIOU UM NOVO ESTILO OU VANGUARDA.

    ResponderExcluir
  2. é verdade Jo, e vc pode perceber q ele se inspirava na maioria das vezes em elementos naturais, o que hoje muitos arquitetos também fazem, como por exemplo o Ruy Otake, dentre outros que seguem essa linha...

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  3. É importante que a relação percebida entre o Art Nouveau e as imagens atuais seja comentada, e não apenar postar a imagem!
    É aí que vcs mostram conhecimento e discussão!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal mesmo, como ela é utilizada hoje em dia, com os arabescos, as curvas,e não só na arquiteturaa...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  5. Também concordo com vocês, é muito importante que depois do surgimento de outras vanguardas as anteriores não seja esquecidas e sim que elas possam trazer para a atualidade elementos significativos e sirvam como inspiração para os artistas!

    ResponderExcluir
  6. Claro, nunca poderão ser esquecidas, elas mudaram a história e sempre irão fazer parte dela, resaltando a grande importância que eles tiveram, o que por um lado nos inspira a novos projetos.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  7. muito linda a arquitetura de interiores dessa vanguarda..essas vanguardas jamais serão esquecidas, elas irão fazer parte de muitos exemplos de projetos como a Ana Paula citou ai em cima..

    Ana Carolina Aléssio

    ResponderExcluir
  8. eu acho Art Nouveau muito glamouroso, os elementos usados são mais caros e deixam a obra mais poderosa, além de ser inspirado em um mundo natural, e ousa das formas saindo daquela idéia de formas calculadas.
    Um exemplo que mostra bem que o Art Nouveau foge das formas retinhas e simétricas é a escada Tassel do Victor Horta, é incrivelmente linda!

    ResponderExcluir