segunda-feira, 4 de outubro de 2010



 CUBISMO

Esse movimento ocorreu na França entre 1907 e 1914 tendo como seus  principais representantes os pintores Pablo Picasso e Georges Braque e escritor Guilherme Apillinaire.
No entanto seu marco inicial ocorreu em Paris, em 1907, com a tela de Pablo Picasso - Les Demoiselles d''Avignon. Nela Picasso retratou a nudez feminina de uma forma inusitada até então, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas, sendo esta uma das principais características do movimento.

Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon.

No cubismo os objetos não eram representados em sua aparência real, as formas da natureza passaram a ser representadas por meio de figuras geométricas, na maioria das vezes, cubos e cilindros. A representação dos objetos era de uma forma subjetiva, decompondo todas as suas partes num mesmo plano, um único objeto podia ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.

                                    Três Músicos -  Pablo Picasso                             Le Jour -  Georges Braque                        
                
As principais características no Cubismo são:
  • -Geometrização das formas e volumes;
  • -Renúncia à perspectiva;
  • -O claro-escuro perde sua função;
  • - Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
  • - Sensação de pintura escultórica;
  • - Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.


O cubismo marcou uma verdadeira revolução no campo das artes e caracterizou-se, por uma observação da realidade sob diferentes perspectivas resultando a sua representação numa sobreposição de planos numa geometrização da realidade.
A maioria dos historiadores e críticos, admitem dois fatores que determinaram o surgimento do cubismo, que foram a influência de Paul Cézanne sobre Georges Braque, e a descoberta da escultura negra  por Pablo Picasso. Onde mais tarde, outros artistas deram grandes contribuições individuais ao movimento.

Historicamente o cubismo foi dividido em duas fases:
Cubismo Analítico (1910-1913)
Caracterizado pela fragmentação da obra o artista decompõe a obra em partes, registrando todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura em todos os ângulos no mesmo instante. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
 O objetivo do Cubismo Analítico era o de produzir uma imagem conceptual de um objeto, em vez da sua imagem perceptiva ou visual. Em seu ponto mais alto, atingiu níveis de expressão que ameaçaram ultrapassar a compreensão do observador.

Guerrica - Pablo Picasso

   Cubismo sintético (1913- 1914)
Aqui ao contrário do analítico, as cores eram mais fortes e as formas geralmente vistas de um ângulo apenas, tentando tornar as figuras novamente reconhecíveis. As obras eram feitas através de colagens realizadas com letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal, pequenas partes de jornal e até mesmo de objetos inteiros. O grande representante do Cubismo Sintético foi o artista Juan Gris.

Guitarra - Juan Gris.
  Na cidade de Praga entre 1910-1914, o cubismo se expandiu para outros ramos artísticos, um deles foi à arquitetura, tendo como representantes os arquitetos: Pavel Janak, Josef Gocar, Vlastislav Hofmamn e Josef Chochol, todos inspirados em Picasso e Braque.
Esses arquitetos acreditavamrquitetos ura,a asso e Braque.n e Josef Chochol.tes foram os arquitetos Pavel Janak,               que a energia verdadeira de um objeto interno só poderia ser liberado pela ruptura das superfícies verticais e horizontais, reprimindo o design convencional e decompondo as formas. Agora, os edifícios eram decorados com formas cúbicas e prismáticas, verdadeiras “ Esculturas Habitáveis”.


             
            A casa da Madona Negra - Josef Gocar.                          Edifício de apartamentos Hodek- Josef Chochol
               Praga, República Checa                                                 Praga, República Checa
                                           


No Brasil está vanguarda chega ápos o grande marco das artes:  na Semana de Arte Moderna de 1922.  Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas : Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.



.               Unité d'Habitation, construção de Le Corbusier de 1952.Marseille, França.

    
Pavillon Suisse, construção de Le Corbusier de 1932.  Paris 
                              


O cubismo inovou e radicalizou uma forma de expressão arquitetônica. A influência cubista contribuiu imensamente para a evolução da arquitetura mundial. Foi uma revolução estética para a arte ocidental, onde seus principais focos de resistência foram as artes decorativas e a arquitetura do século XX. O cubismo rompeu com várias características da arquitetura renascentista, com a continuidade espacial, com a aproximação do interior e exterior e com a associação espaço-tempo.
Foi o verdadeiro inicio da arte contemporânea, o fim do movimento cubista deve-se à eclosão da primeira guerra mundial, em setembro de 1914. Não obstante, pelas suas características abstratas, foi bastante adaptável, inspirando movimentos como orfismo; purismo; vortocismo; neo-plasticismo (Piet Mondrian), de que derivaria  Arte concreta, Arte  neoconcreta brasileira e a Optical art; o dadaísmo e o futurismo (Francis Picabia e Marcel Duchamp). Também influiu sobre vanguardas russas, desdobrando-se no suprematismo (Malevitch); e no constrrutivismo (Pevsner e Gabo).



Inspiração cubista nos dias de hoje

Enno de Kroon, artista holandês que usa caixas de ovo nas suas pintura, ele busca se adaptar as idéias de Picasso e Braque.
Enno diz que se inspira muito no cubismo para sair da pintura em tela plana, para mostrar em diferentes ângulos, um objeto, pessoas, paisagem, entre outras.
Nas obras de Enno nota-se que temos de frente uma impressão e de lado outra.
O artista diz que gosta de brincar com as distorções de perspectiva, para as pessoas achem entranho.

Enno de Kroon



O artista brasileiro André Winn, mistura cubismo, dadaísmo e fauvismo em suas obras e dáorigem ao Cubismo Urbano.
André diz que se inspira no cubismo sintético, que retrata varias faces de um tema ao mesmo tempo, de uma forma suave. E também as cores ferozes e fortes que é origem do fauvismo.

André Winn





10 comentários:

  1. O cubismo é um das fases mais interessantes da arte, e foi retrata dentro da arquitetura de formar igualmente fenomenal, pena que a sua duração foi curta.

    ResponderExcluir
  2. Bom relacionamento da arte com a arquitetura que afinal andam juntas, um complemento do que nossa professora associada comentou em sala.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  3. foi uma vanguarda com características marcantes, que também influenciaram outras, assim como o futurismo que utilizou muitas de suas idéias em suas obras, especialmente as de pintura. Anderson Kech

    ResponderExcluir
  4. No cubismo encontramos muitas obras conhecidas, e de muitos artistas conhecidos, é muito conhecido pelas suas cores e pela forma em que é representada!

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  5. Sobre o artista fazer essas distorções nas imagens pra que as pessoas achem estranho como a obra Enno de Kroon mostra, na verdade é uma idéia muito boa pra quem não está acostumado a reparar nas obras de arte, porque por acharmos estranho, paramos e observamos pra tentar entender a figura que está na nossa frente, e aí deixa de ser estranho e passa a ser diferente, interessante. Eu não conhecia essas obras mas gostei dessa idéia!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto que vocês colocaram explicando claramente como surgiu o Cubismo desde seu início até o fim. É bem interessante esse movimento artístico pois ele tira você da realidade e faz com que você se depare com uma dimensão completamente diferente, assim como o Abstrativismo e o Surrealismo fazem. Eles brincam com essa representação perfeita, no caso do desenho nas telas, e mostram que qualquer tipo de desenho já é arte. E além disso podemos tirar grandes proveitos, pois um bom trabalho não precisa ser uma pintura academica assim como é no Surrealismo, mas pode ser algo que fuja do limite da perfeição e mesmo assim temos uma arte fantástica e dai começa a entrar a questão do Belo que não vou descutir se não, não consigo para de escrever.
    Mas falando sobre o Cubismo, o Cubismo é um mero pré-texto do ponto de partida para o discurso visual do artista, pois a partir dai você pode dividir o Cubismo em duas partes como vocês já citaram acima, mas para mim, eu divido em três partes como: É, Sugere ou Difícil, onde essas duas se encaixam no Sintético e Analítico, explicando então, É - é quando você consegue olhar para a imagem e identificar-la logo de cara, o SUGERE - quando vocês para a imagem e percebe que não é tão difícil e mas também não é tão simples como a Guernica e DIFÍCIL - é quando você olha pra imagem e fica difícil de identificar-la e torna a pensar, como nas obras de Gauguin. Esses são os termos que eu uso pra poder identificar as obras e dando uma dica pra finalizar, vocês podiam citar sobre as Máscaras Africanas onde Piccaso teve sua inspiração de Cezanne.

    ResponderExcluir
  7. uma das características marcantes do cubismo Analítico, é a forma como o artista retrata imagens por vários ângulos ao mesmo tempo, e isso instiga o observador a compreender gerando formas diferentes de percepção para cada um.

    ResponderExcluir
  8. A forma com que as obras deste movimento instiga-nos a parar e pensar em seu verdadeiro sentido, a maneira de reconstituir formas nos faz pensar nos acontecimentos da época para poder compreende-los como é o exemplo da Guerrica de Pablo Picasso.

    Aline Dall' Bello

    ResponderExcluir
  9. O cubismo possui muitas características marcantes, o fato dos artistas trabalharem com diversas perspectivas em um mesmo plano, com formas geométricas, é a principal delas.
    Essas características fazem com que tenhamos que estudar a imagem, para conseguir entender sua representação e significado.
    A Guernica de Picasso, por exemplo, é muito complexa, trata da realidade da época, da cidade de Guernica, sendo uma imagem muito forte, que gera grande discussão quanto a interpretação. Ela causa impacto também pelo tamanho.

    Valentine

    ResponderExcluir