segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Propostas utópicas, que hoje são possíveis.

            O iluminismo e arquitetura utópica- 1750/1790 criaram um movimento que pensava em obras “revolucionariamente utopicas”, ou seja, uma arquitetura que rompe com as tradições, totalmente diferenciada, porém para a época poucos projetos se concretizaram devido a escala gigantesca e a complexidade dos projetos aliado a falta de conhecimento sobre os materiais, como a Casa dos guardas florestais:

Titânio e arquitetura

Hoje vê-se obras reais, em escala gigantescas, que são sim possíveis, devido ao avanço em relação aos matérias e domínio da técnica de contruir.


              Esta curiosa forma é a estrutura do Centro Nacional de Artes Cênicas, localizado em Beijing, na China. A arquitetura compõe parte em vidro e parte em titânio, dando o aspecto de uma gota de água, ou de um ovo.
Detalhe da transição entre o vidro e o titânio.

       A cúpula mede 212 metros no sentido leste-oeste, 144 metros em direção norte-sul, e possui 46 metros de altura.
      Assim hoje com a técnica dos materiais é possível criar, e mais do que antes construir espaços em escala gigantesca, e gerar o efeito desejado, quebrando com a tradicionalidade que existe até hoje apesar de todos os avanços da arquitetura.
    Vimos que a arquitetura do ferro, e vidro deixando  de ser utilizada apenas como reforço (correntes, tirantes ou anéis de ligação) e passando  a estender sua aplicação á estruturas maior nos edifícios, misturando a rigides do ferro e fragilidade do vidro.
     Nesse mesmo edifício usa-se o titânio que em comparação ao ferro, traduzem mesma utilidade, a utilização de titânio e vidro  nessa edificação, uma estrutura que é facilmente maleável e por isso proporciona diversificadas formas com movimento.



2 comentários:

  1. Com tantas técnicas hoje existentes, muitos edifícios estão surgindo, sempre quando vejo Dubai fico imprecionada com o crescimento e com tudo que esta sendo constrído por la!

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo atualmente, possuimos de inumeras técnicas, que nem se iamginava no passado, podendo projetar e executar o que antes era só sonhos e hoje passa a ser realidade.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir