quinta-feira, 7 de outubro de 2010

HISTORICISMO

Nessa época a utilização dos ornamentos era livre, cada qual se utilizava dele da maneira que quisessem, sendo desse modo, um “maneirismo” do neoclassicismo.
Também novos materiais estavam sendo utilizados, como por exemplo, o metal. Porém, com medo de que os novos materiais utilizados interferissem e não fossem aceitos pela sociedade, os arquitetos da época usavam formas estilísticas do passado, utilizando elementos decorativos para camuflar as novas estruturas.
No historicismo sempre havia indícios de um revivalismo gótico, porém sempre de modo diferenciado, sem regras, as formas eram apenas “emprestadas” uma imitação esquemática, muitas vezes sendo utilizadas de forma incoerente, combinando forma aleatoriamente fazendo com que aquilo parecesse falso, como por exemplo, o Parlamento de Londres, que é um Revival gótico, porém que apresenta ressaltos, modelação que não existia na arquitetura gótica, além da horizontalidade facilmente visivel, a qual não pertencia ao estilo Gótico.



As inovações no Historicismo eram cobertas por formas que já haviam sido aceitas do passado, agora, as fabricas mais parecem castelos, bancos com fachadas de igrejas e comercio com fachada renascentista. Eles sabiam que voltando ao passado era uma forma de saber que aquilo seria aceito, pois já o era no passado.
Hoje na cidade de Chapecó temos alguns exemplos disso, um deles é a loja Havan, que mais parece um edifício Neoclássico, não sabemos qual é a intenção desta, porém se a intenção era voltar ao passado sabendo que aquilo um dia já teria sido aceito, não deu muito certo!


           Dentro do historicismo também encontramos a manifestação do exótico, que  também pode ser chamado de Romantismo.
           O Romantismo busca trazer caracteristicas, ou até mesmo arquitetura de outros lugares, trazendo a impressão de exótismo ao ser implantado em um local que não percence a ele. Como é o caso do pagode Kew Gardens: este se encontra em  londres, porém, ao ve-lo, parece estarmos em frente a um edificio localizado na Ásia.


            Em Chapecó podemos também encontrar algumas manifestação de estrangeirismo, como por exemplo um  restaurante chines.
Fonte: Sandrini, 2010.


3 comentários:

  1. Dentro do historicismo também encontramos a manifestação do exótico, chamado Romantismo.
    Será que vcs encontram em Chapecó alguma manifestação de estrangeirismo, p. ex., restaurantes chineses, fachadas de loja/adegas inspiradas em arquitetura barroca? Desafio!

    ResponderExcluir
  2. Interessante como foi feita a abordagem desse post. Ao invés de afastar o leitor colocando apenas exemplos de outros lugares, conseguiram despertar o interesse colocando e citando lugares de nosso município. Com certeza quando eu passar novamente na frente desses lugares vou me lembrar do Romantismo.

    Suelen Tessari

    ResponderExcluir
  3. huashuh...que bom
    é suzi, na verdade se observarmos bem, na nossa cidade podem ser encontrados muitos outros exemplos de costruções que buscaram inspiração no estrangeirismo para serem construidas... (no post não deu muito tempo de procurarmos, mas fica aí a dica)

    kassieli martiori

    ResponderExcluir