terça-feira, 12 de outubro de 2010

ARQUITETURA DE FERRO


Período que se estende até 1990, foi marcado por um forte crescimento de inovações técnicas construtivas, onde passou-se a utilizar materiais de industrialização, como o ferro e o aço. Porém, essas novas tecnologias foram no início não aceitas, pois até então buscava-se inspiração em materiais mais pesados e em arquitetura de massa, onde o ferro e o aço eram considerados materiais “falsos”. Passado algum tempo, visto sua capacidade de resistência e adaptação a qualquer forma, as construções maciças foram substituídas pelas estruturais.
Foi  uma verdadeira revolução tecnológica, pois além de tornar as construções mais práticas, rápidas, resistentes e criativas, tinha-se menos volume, portanto mais espaço para construir ou circulação. Com versatilidade e resistência foi introduzido com o ferro e o aço, o uso do betão (concreto armado), que possui um peso inferior, sendo possível a construção em alturas. Junto a estes três novos materiais assentava-se o vidro, tornando as obras um verdadeiro espetáculo.


Fonte:http://www.fau.ufrj.br/brasilexpos/frame-hist.html
Data: 12/10/2010
Sendo obra prima da construção racionalista, o Palácio de Cristal em Londres, de Joseph Paxton, inaugurado em 1851, para a 1ª Exposição Mundial, e destruído por um incêndio em 1936, a construção foi montada exclusivamente com elementos pré-fabricados. Com 5 naves, 600m de comprimento, 120m de largura e quase 34m de altura, o edifício encontrava-se separado do exterior apenas por uma superfície de vidro e ferro, registrando uma extrema ligação com as propostas construtivas do século XIX.


Fonte: www.curitiba.pr.gov.br/.../jardimbotanico
Data:12/10/2010

Bem perto de nós, temos a existência das estufas do Jardim Botânico, em Curitiba-PR, inauguradas em 1991. Projetada  por Abrão Assad, as estufas combinam perfeitamente o ferro e o vidro, sendo que a obra teve inspiração no Palácio de Cristal. Hoje, com inúmeras espécies vegetais do Brasil e do mundo, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, e espelha para nós estudantes  de arquitetura uma visão diferente de sua estrutura.


Fonte:http://www.voyagesphotosmanu.com/imagem_torre_eiffel.html
Data: 12/10/2010
Com enorme destaque sobre a arquitetura de ferro, temos a Torre Eiffel de Gustavo Eiffel, 1889. De altura inimaginável na época, este  símbolo da capital francesa, permaneceu durante 40 anos sendo a construção mais alta erguida pelo homem. Primeiramente declarada como a “vergonha de Paris”, a Torre Eiffel foi alvo de inúmeras críticas, chamada também de “ chaminé gigante e escura”. Mas, com o passar do tempo, percebeu-se que através do ferro foi possível romper paradigmas e revolucionar a arquitetura, passando a ser chamada de “dama de ferro”.


Fonte: http://arquitetura-moderna.blogspot.com/2008/10/casa-da-cascata.html
Data: 2/10/2010
Destinada para ser desmontada, por que representava um perigo. Onde a sociedade, leiga, achava que iria cair mesmo, podemos fazer uma relação dessa com a Casa da Cascata (Fallingwater), do americano Frank Lloyd Wrigt, 1935, Pensilvânia. A construção trouxe reviravoltas entre Wrigt e os pedreiros, pois estes achavam que a estrutura apresentava-se incapaz de ficar erguida. Sendo que foi necessário o próprio Wrigt ir tirar as fôrmas de sustentação. O que talvez os pedreiros não sabiam é que a obra se resume em concreto armado (betão), sendo os pisos em balanço.
E foi assim, diante muitas críticas, e através da colaboração entre engenheiros e arquitetos
que nasceram as mais belas e perspectivas obras da construção metálica.

          Como um dos maiores influentes nos dias atuais podemos encontrar Santiago Calatrava, que realiza verdadeiras obras de arte inspiradas em formas da natureza, onde o arquiteto e engenheiro espanhol consegue unir espaço, luz, forma e estrutura apenas com a utilização do aço e do vidro.

 

       Com 100m de largura, 40m de altura, a estação ferroviária, localizada no aeroporto de Lyon, Satolas, França, possui distribuído em seus de 5.600m² construídos 1.300 toneladas de aço.




        É uma obra espetacular, que além de funcionalidade, transpira idéias e técnicas inovadoras, capazes de revolucionar uma cidade. Além é claro, das características referentes ao mundo animal, típicas de Calatrava.


       Escolhido também para redesenhar o Complexo esportivo para as Olimpíadas de Atenas, Calatrava mostrou que realmente sabe o que faz, e seus trabalhos são com certeza admirados mundialmente. Nesta, o artista manteve a essência dos jogos, juntou as características históricas e atuais da capital da Grécia com sua extrema particularidade em desenhar esqueletos, e estes ainda formando partes de animais. E, este designer uniu com os elementos da mais alta tecnologia.


http://www.metalica.com.br/surge-no-rio-um-museu-que-pensa-o-amanha


            Iniciando as obras em 1011, com inauguração prevista para 2012, teremos aqui no RJ, uma obra de relevância internacional, projetada por Santiago Calatrava. Trata-se de um Museu de Ciência, que vai unir ciência, tecnologia e conhecimento. Podendo ser comparados esses três aspectos ao conteúdo relacionado, pois o que Calatrava resume em suas obras é a mistura de ciência, tecnologia e conhecimento.
Essas grandiosas inovações de estrutura metálica, combinadas ou não com o vidro são uma tendência muito grande nos dias atuais. E, por sua vez aprovadas, pois além de trazer à obra agilidade, funcionalidade e resistência, contribuem para uma estética diferenciada, ou até mesmo controlada.

Links para saber mais obras de Santiago Calatrava:






 


3 comentários:

  1. A Casa da Cascata é arquitetura do concreto armado, evolução do aço nú.

    Que tal relacionar a outras arquiteturas metálicas de hoje em dia.

    Sugiro que pesquisem a obra de Santiago Calatrava.

    ResponderExcluir
  2. Hoje podemos encontrar muitos edifícios com a utilização do ferro, alguns deles até são aparentes, com esse material, algumas formas podem ser reproduzidas...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  3. Se naquela época o ferro revolucinou e marcou o inicio de uma nova era, acredito que para os proximos tempos irá marcar ainda mais.
    Nos dias de hoje vivemos um forte momento de discusões em relação ao tema sustentabilidade, ecologicamente correto, medidas de baixo impacto ambiental, etc. A construção civil é um dos agentes que mais vem causando impactos ao meio ambiente, e isso nao se resume apenas a execução da obra em sí, principalmente esta ligada na produção dos materias que irão a compor. Eu acredito que a presença de metais que nao oxidam terão grande presença no futuro, devido a sua leveza como estrutura, por partir de um principio maior de limpeza, pelo ganho de tempo, pela simplicidade em relação as estruturas, etc... em muitos países europeus ele ja tem forte presença na construção civil, e é utilizada de diversas maneiras.

    ResponderExcluir